As 7 Melhores Dicas Para Iluminar Ambientes

· 2 min read
As 7 Melhores Dicas Para Iluminar Ambientes

A iluminação pontual, também chamada de iluminação de destaque, é uma ótima opção para quem deseja chamar a atenção para certos objetos decorativos da casa. Você pode usar fitas de LED para agregar valor estético a estantes e prateleiras, por exemplo. Algumas pessoas costumam associar a temperatura de cor das lâmpadas com outras propriedades, como o IRC. É falso que todas as lâmpadas brancas possuem um alto índice IRC e iluminam mais. É preciso dissociar essas características e analisá-las separadamente.

  • Você sabia que pode priorizar a eficiência e a cor dos itens de iluminação?
  • Desse modo, acompanhe neste post algumas dicas para transformar o seu lar a partir da iluminação.
  • Nesse caso, o papel do arquiteto é suprir a ausência da luz natural com a iluminação artificial.
  • Assim como a combinação entre luz direta e indireta, o equilíbrio entre iluminação artificial e natural também é possível.
  • "Lâmpadas dicroicas assumem bem essa função nas salas e varandas. Arandelas de parede também são bem-vindas em salas de estar e varandas", indica Bruna Duimoulin.


A designer de interiores Larissa Santo, por sua vez, sugere colocar mais de um ponto de luminosidade em ambientes como sala de jantar e TV.  link com mais detalhes Assim te possibilita criar cenários e deixar o ambiente conforme sua necessidade, por exemplo, um cenário para receber os amigos, outro para assistir uma série", recomenda. Com luz direcionável, o Spot Led Foxlux é indicado para efeitos decorativos na arquitetura, dando destaque a objetos ou pequenas áreas específicas. Antes de se apaixonar por uma luminária, preste atenção no seu tamanho!

Cantinho De Estudo Simples: +58 Dicas De Decoração E Organização


Vai bem em quartos, salas, banheiros e até ambientes externos, basta escolher o tamanho e as cores de sua preferência e partir para o tutorial. Em vez de colocar o tradicional abajur de mesa , use luminárias.Você obterá mais espaço nas mesas, e terá o mesmo efeito de iluminação. Para evitar que a luz lhe ofusque, o truque é direcioná-la para o teto ou para as paredes. Desta forma você também vai conseguir uma maior iluminação em todo o cômodo.


Considerada uma área de convivência, a sala de estar pede por uma luz geral centralizada para todo ambiente. Você pode ter um projeto de arquitetura maravilhoso ou uma ótima decoração, mas sem a iluminação ideal, o resultado não será completamente satisfatório. Para acertar em todos os cômodos, reunimos algumas dicas da TendTudo Acabamento, da Yamamura, da Casa100 Arquitetura e da arquiteta Elaine Faustino. Existem projetos que contam com a presença de bastante luz natural, o que facilita a vida do arquiteto, pois a presença dessa luz facilita o planejamento do projeto luminotécnico e contribui para a economia de energia. No entanto, nem todo mundo tem o privilégio de morar em uma casa com uma boa iluminação natural.



Já as lâmpadas com um custo maior de aquisição, são  lâmpadas que consomem menos energia e tem uma durabilidade maior. Também é interessante aproveitar a luz natural durante o dia, mas saber como controlá-la é importante. Pensando nisso, invista em janelas amplas, mas cubra-as com cortinas ou persianas que podem ser fechadas facilmente. O quarto é um local privativo, e nele também podemos ter momentos relaxantes, ler um bom livro ou simplesmente descansar.